Cúpula Nuclear

Cúpula Nuclear
Entendendo

sábado, 30 de abril de 2011

A desigualdade social brasileira

O Brasil está entre um dos países mais desiguais do mundo. De acordo com a ONU, de uma lista de quase 200 países, menos de 10 países têm um grau de desigualdade tão alto quanto o do Brasil.

Mas por que existe tanta desigualdade no Brasil?

O problema brasileiro não é a falta de dinheiro, e sim como se usa esse dinheiro. Para se ter uma ideia o país arrecada cerca de R$700 bilhões por ano.
Mas se tem recursos, então qual o problema?
O problema é que nossa política social simplesmente não dá às crianças e aos jovens pobres a atenção que eles merecem. Em estados mais pobres do Nordeste, o gasto com educação por aluno no fundamental não chega a R$50 por mês.

As crianças e os jovens além de serem à base do futuro brasileiro, eles são mais da metade da população pobre do país. Se fosse investido pelo menos ¼ dos recursos, seria o suficiente para garantir atenção e oportunidades de qualidade a todos esses ‘’pequenos brasileiros’’. Como diria Airton Senna: ’’Se agente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que se deve começar, através da sua educação. ’’
A desigualdade no Brasil é, portanto, nada mais que uma dramática consequência de não darmos prioridade a nossas crianças. Enquanto as crianças de famílias ricas têm o que precisam, graças ao esforço dos pais, as mais pobres veem seu talento ser subdesenvolvido e subutilizado. Não é surpreendente que o grau de desigualdade no país seja e permaneça monstruoso.

O que é IDH?
Índice de desenvolvimento humano criado pela ONU. Para calcular o IDH, leva-se em conta a educação, distribuição de renda e outros. O IDH do Brasil é baixo comparado com os países europeus. Nosso país tenta mascarar o índice passando os alunos mesmo sem ter aprendido, ou seja, ocorreu à troca de qualidade pela quantidade, por isso o índice não é tão correto.
por fim, vemos que essa análise de IDh é complexa e incoerente, transformando muitos indeces em dados fora da realidade vivida.

Gabriel Angelo Vidal Muniz 9ºD

Nenhum comentário:

Postar um comentário