Cúpula Nuclear

Cúpula Nuclear
Entendendo

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Libertação ou Submissão?

Não é de hoje que os Norte-Americanos tentam dominar por completo a economia Latino-Americana, pois por muito tempo exploraram nossas riquezas por meio do imperialismo.
Várias tentativas foram frustradas, como a implantação de uma ditadura militar no Brasil, para que como país mais desenvolvido economicamente, pudesse dominar seus irmãos latinos com um sub-imperialismo, drenando assim todos os recursos para os EUA. Essa foi uma época obscura para nosso país, é bem verdade que se tivéssemos aceitado o plano estrangeiro hoje seríamos uma nação desenvolvida, mas também seríamos subordinados a Norte-Americanos, e esse era um preço alto demais a pagar. Com manifestações populares reinstituímos a Democracia.

Entre 1970 a 1980 Eduardo Galeano escreveu em seu livro: ”As Veias Abertas da America Latina”, que o Brasil formava o eixo de libertação ou submissão dos povos Sul-Americanos. Hoje mais de 30 anos depois, vemos a profecia se cumprindo em mais uma tentativa frustrada dos Estados Unidos: a “ALCA” (Zona de Livre Comercio das Américas).
Um plano que consistia em acabar com as barreiras alfandegárias e com impostos em importação e exportação em todo território do continente americano. Vendo a retiradas dos impostos sem analisar a fundo a proposta, dá a entender algo positivo, mas esse projeto só traria prejuízo para nosso povo.

O primeiro ponto negativo é que os EUA e o Canadá nos venderiam produtos industrializados, enquanto nós venderíamos matéria prima, o que criaria um déficit na balança comercial.

O segundo ponto negativo seria a maior entrada de suas empresas multinacionais e transnacionais, o que causaria a falência das nossas.

O terceiro ponto negativo é que com essa invasão imperialista, o petróleo do Pré-Sal e da Venezuela seriam explorados por eles.

E por fim o maior benefício, eles alcançariam o poder econômico tão elevado a ponto de poder bater de frente com a União Européia.

Tais condições fizeram com que o MERCOSUL se unisse contra a ameaça estrangeira e que a população fosse as ruas em protestos maciços contra a adesão dos países a ALCA. A pesar das manifestações pouco a pouco ela vai sendo aplicada.
Espero que o Brasil junto com os governos de esquerda possa barrar o avanço dessa ameaça. E que a profecia de Eduardo Galeano aconteça, mas para a Libertação dos sofridos povos Latino-Americanos.
Davi Vieira Ferreira 9º D

Um comentário:

  1. Muito bom! Uma visão aguçada sobre o sistema de exploração dos paises mais desenvolvidos em detrimento dos menos favorecidos. O artigo esta centrado na pura realidade do que ocorre no processo de espoliação que se arrasta por várias séculos.

    ResponderExcluir