Cúpula Nuclear

Cúpula Nuclear
Entendendo

terça-feira, 15 de setembro de 2009

José Linhares fora o primeiro Presidente Cearense da História, assumindo por ser ele Presidente do STF, após a saída de GV, até a entrada de Dutra; Assim uso essa referência para lembrar que o primeiro presidente cearense entra depois de uma ditadura e o 2o da História entra como ditador

CASTELO BRANCO(1964/67), Eleito indiretamente pelo Congresso Nacional, onde no seu discurso de posso afirmava de maneira contraditória que iria defender a DEMOCRACIA, muito parecido com o discurso de BUSH não?

Vejamos o que ele fez: Estabeleceu eleições indiretas para presidente, dissolveu os partidos políticos. cassou mandatos, cidadãos tiveram seus direitos políticos e constitucionais cancelados e os sindicatos receberam intervenção do governo militar, por fim instituiu o BIPARTIDARISMO, MDB X Arena.

COSTA E SILVA(1967/69):Decreta o Ato Institucional Número 5 ( AI-5 ), o mais pesados de todos, veremos nos próximos capítulos sua fundamentação, além de aplicar uma nova constituição do ano de 1967.

GOVERNO DA JUNTA MILITAR(31/8/1969-30/10/1969):Doente, Costa e Silva foi substituído por uma junta militar formada pelos ministros Aurélio de Lira Tavares (Exército), Augusto Rademaker (Marinha) e Márcio de Sousa e Melo (Aeronáutica).

O governo decreta a Lei de Segurança Nacional. Esta lei decretava o exílio e a pena de morte em casos de "guerra psicológica adversa, ou revolucionária, ou subversiva". Traduzindo, QUERIA JULAGAR DO SEU JEITO TUDO QUE OCORRECE.
No final de 1969, o líder da ALN, Carlos Mariguella, foi morto pelas forças de repressão em São Paulo.

MEDICI(1969/74): Seu governo é considerado o mais duro e repressivo do período, conhecido como " anos de chumbo ". Jornais, revistas, livros, peças de teatro, filmes, músicas e outras formas de expressão artística são censuradas. Muitos professores, políticos, músicos, artistas e escritores são investigados, presos, torturados ou exilados do país.É no seu Governo que surge o Milagre Econômico,projeto que afirmava o crescimento do PIB do país, só que é necessário lembrar que se deu pelos EMPRÉSTIMOS AO CAPITAL EXTRANGEIRO.

GEISEL(1974/79): começa um lento processo de transição rumo à democracia. Seu governo coincide com o fim do milagre econômico e com a insatisfação popular em altas taxas. A crise do petróleo e a recessão mundial interferem na economia brasileira, no momento em que os créditos e empréstimos internacionais diminuem.

Em 1978, Geisel acaba com o AI-5, restaura o habeas-corpus e abre caminho para a volta da democracia no Brasil.

FIGUEIREDO (1979/85): Decreta a Lei da Anistia, concedendo o direito de retorno ao Brasil para os políticos, artistas e demais brasileiros exilados e condenados por crimes políticos. Em 1979, o governo aprova lei que restabelece o pluripartidarismo no país. Os partidos voltam a funcionar dentro da normalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário