Cúpula Nuclear

Cúpula Nuclear
Entendendo

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A Woodstock

Assunto pouco conhecido, porém, já debatido no 3o ano Médio, faz lembrarmos a idéia de união Cultura e Política.

Assim em 1969, um movimento musical, ocorrido nos EUA, totalmente discriminado, afirmando que só iria ocorrer imundices, badernas, uso excessivo de drogas, etc.
Que nada, foi um movimento de CONTRACULTURA brilhante. A contracultura hippie incluía o uso de drogas, protestos ant-guerra e ant-capitalismo, o conceito de amor livre, o movimento de libertação das mulheres, vida em comunidade e muito mais.

Superou todas as expectativas dos organizadores. O público foi duplicado nos últimos dias; as pessoas da comunidade dividiam a comida com quem não tinha onde comprar nem o que comer os moradores da cidadezinha, que não fora Woodstock ajudava fornecendo água pra banho; sem contar que a chuva não atrapalhou em nada.

A segunda coisa a ser reconhecida é que o rock já era um grande fenômeno. Woodstock foi um festival de músicos da contracultura, como Joan Baez, Grateful Dead, The Who, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Crosby, Stills e Nash. Reunir essas bandas e artistas num mesmo lugar transformou o Woodstock num ímã que atraiu pessoas de todo o país.

Ora, esse movimento era contrário a Guerra do Vietnã, ao contraditório Capitalismo desenvolvimentista, assim, pregava-se a liberdade, o amor, em detrimento a uma sociedade sofrida e cheia de anseios. Ainda é provável isso ocorrer? Que saudade da Tropicália, das lutas estudantis...

Nenhum comentário:

Postar um comentário