Cúpula Nuclear

Cúpula Nuclear
Entendendo

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sobre a Cúpula Nuclear

Depois das bombas atômicas - lançadas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, ao final da Segunda Guerra Mundial , o mundo nunca mais foi o mesmo. Nas décadas seguintes, a Guerra Fria e a corrida armamentista trouxeram o risco de um ataque nuclear;

Para a geração pós-11 de Setembro, o terrorismo, os acidentes em usinas nucleares e o enfrentamento entre países do Oriente Médio conferiram atualidade à política de desarmamento nuclear. Assim, em abril de 2010, Estados Unidos e Rússia, assinaram um novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas na tentativa de reduzir em um terço os arsenais nucleares de ambos os países.

Em maio de 2010, tivemos a 8ª Conferência das Partes de Revisão do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP),Participam 189 países signatários do TNP incluindo cinco potências nucleares: Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França.

Coréia do Norte, Israel, Índia e Paquistão não assinaram o documento e, por isso, não participam do encontro. Índia e Paquistão são confirmadamente, potências nucleares. Israel não admite nem nega, porém, a comunidade internacional aponta que o país tem, pelo menos, 200 artefatos nucleares.

Mais polêmico é o Protocolo Adicional de 1997, que prevê medidas de fiscalização consideradas invasivas em países "não nuclearmente armados". O protocolo permite que a AIEA faça uma blitz com aviso prévio de duas a 24 horas em locais que não estavam previstos antes pelo tratado, como centros de pesquisas e usinas.

Assim, desejo entender o que realmente os EUA desejam quanta a questão NUCLEAR?
Temem que algum fundamentalista ouse afrontar o “Grande Ocidente”?
Que uma simples Coréia do Norte, provoque uma Guerra Nuclear?
Ou mais uma vez, busca se impor sobre um país que possui interesses particulares?
Porque se verdadeiramente eles se preocupassem com o adornamento cósmico, não fariam tanto estragos com na vida das pessoas humanas e da natureza.

Um comentário: