Cúpula Nuclear

Cúpula Nuclear
Entendendo

sábado, 18 de julho de 2009

Falando Sobre a Grécia Antiga

Farei um apequena abordagem, sobre fértil período, sem sais da velha ordem cronológica da história grega; Onde sinto-me em êxtase cada vez que transmito em sala de aula o pouco conhecimento que detenho sobre essa civilização que é base formadora da nossa alienante cultura ocidental. Que contraditório, a terra da Filosofia, é base para a "Cultura das massas alienadas"?!
HISTÓRIA: o período denominado de pré-homérico se caracteriza pela formação e povoamento da Grécia, onde é válido lembrar a suas partes formadoras; continental, Insular, peninsular e as colônias na Ásia.
Recordemos que o período seguinte, denominado de Gentílico, tem sua base na família, por isso o nome do período que vem de genes, formador da comunidade, da tribo, etc.
Onde devemos lembrar a não existência de propriedade privada e da não divisão social, tudo era de todos para todos, proporcionalmente.
No período ARCAICO, nascem as primeiras cidades-estados e o aparecimento da propriedade privada e da divisão social em classes. Aqui farei um comentário exclusivo em outra postagem sobre Esparta e Atenas, suas duas principais Polis.
O período Clássico é a época do apogeu grego, conhecido como século de Péricles, podendo fazer uma relação com a vitória grega nas guerras Médicas, contra os Persas de Dário e Xerxes.
Por fim, lembremos do domínio Macedônico de Felipe e Alexandre, esse orientado pelo filósofo grego Aristóteles, conhecido como período HELENISTICO, fundindo a cultura oriental com a ocidental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário