Cúpula Nuclear

Cúpula Nuclear
Entendendo

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Conflito Árabe-Israelense

ASSUNTO COMPLEXO!
Deixarei de lado os primórdios dos Hebreus e falarei a partir da ocupação romana com Tito Lívio em mais ou menos 70 d.C. ocorrendo assim outra diáspora dos judeus pelo mundo. Posterior a esse fato a Palestina foi dominada pelos muçulmanos por volta do século VI e depois pelo Império Otomano até o fim da primeira Guerra Mundial. Pois com a vitória da Entente, a Inglaterra passa a "comandar" aquela região e pregar o SIONISMO, o retorno do povo hebreu às suas origens. E pra finalizar o contexto histórico, após o fim da Segunda Guerra, ocorre a divisão da palestina em duas áreas: um Judeu e outro Árabe. Após isso, iniciam-se os conflitos.
Caro leitor, costumo dizer aos meus saudosos alunos que essa decisão foi o mesmo que colocar gatos no mesmo saco, ou como dizia meu tio Toinho, os principais motivos para um conflito se dá em três bases: Religião, Mulher e Política (Dinheiro-poder).
Assim observamos que habitam duas das principais vertentes monoteístas da história da humanidade no mesmo território. Tendo base na teoria de tio Toinho, já encontramos um grande motivo para o início das "brigas".
Dessa forma, observamos que ocorrem conflitos até os dias atuais naquela Região. É interessante que atentemos para a guerra do Yom Kippur, recebendo esse nome porque os países atacaram Israel no início do período sagrada apara eles, conhecido como Yom Kippur.
Lembremos também da OLP, organização para libertação da Palestina, onde o Grande Iasser Arafat fora um dos grandes Lideres.
Por fim, não a fim!
Creio que é quase impossível um acordo de Paz, pois depende de muitas negociações, conversas e bom-senso, e isso ta distante de acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário